quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Transformação


Como as coisas mudam. Movimento. Nada é estático. Pessoas, lugares, paisagens, opiniões. Atitudes, principalmente estas, para o bem ou para o mal. 
Hoje me peguei pensando em tudo o que foi mudado neste ano. Amizades que antes eu considerava, hoje já não existem mais. Pessoas que eram queridas por mim e hoje há apenas recordações em forma de pó. Velhas. Empoeiradas. Passadas. Fora de validade e da minha vida.
Ao mesmo tempo descobri pessoas que antes eram apenas ‘bom-dia’. E foram essas pessoas que me ouviram, acolheram, riram e choraram comigo. Pessoas que surpreendentemente me estenderam a mão. Pessoas que se fizeram amigas. Espontaneamente. Espontaneidade hoje em dia está tão em falta. É... As pessoas surpreendem.
Apareceram pessoas que me fizeram pensar que quanto mais eu conheço a raça humana, mais eu gosto dos cachorros. E outras que me fizeram ter a certeza que Deus existe. E isto um dia pode se inverter. Somos falhos, somos humanos. Mas tomara que não.
Mas mudança talvez ainda não seja a palavra certa para descrever a vida, transformação certamente é mais adequada. Estamos constantemente nos transformando e tudo a nossa volta. E certamente receberemos de volta o que doamos. O sorriso, o bem-querer, o rancor, o desprezo, a amizade ou a inveja. São energias como essas que nos movem, nos transformam e quem sabe, nos mudam, para melhor ou pior.
Hoje vejo o quão aprendi a vida inteira e o quanto eu sou grata por todas as transformações vivenciadas. Umas foram sofridas, mas outras trouxeram plenitude e felicidade, sendo que nenhuma delas foi menos importante. Todas as situações que aconteceram na minha vida me trouxeram uma lição, um exemplo, seja para segui-lo ou até mesmo evitá-lo. Amadureci. Mas ainda falta muito.
Ninguém falou que a vida era fácil e que todos seríamos felizes para sempre. Para sempre não existe. Pessoa perfeita não existe. Atitudes que agradam a todos não existem. Sempre teremos algo de bom dentro de si e algo de ruim também, mesmo que seja pouco. Sempre teremos o que melhorar, transformar. O altruísmo está aí, em pensar e agir com ética, dignidade e respeito ao próximo e consequentemente, a nós mesmos. A escolha é nossa.
Não vou fazer tipo e dizer aqui que estou longe disto, não. Tampouco me enaltecer para parecer ‘quase’ perfeita. Isto não soaria sincero. Deixo os elogios para os outros fazerem. Mas certamente posso dizer que ao menos eu tento. Tento me transformar, e para melhor, porque quero, porque busco e, sobretudo porque acredito que o mundo pode ser sim, um lugar mais ético para se viver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário