quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Boa tarde

Nos dias atuais, é comum estarmos sempre buscando algo ou insatisfeitos com alguma coisa. É a promoção que não veio, é a grana que acabou antes do fim do mês, é o carro no conserto, é a balança acusando dois quilos a mais, é o exame que não deu o resultado que gostaríamos, é a fila do supermercado, é a quantidade de trabalho, é a TPM ou simplesmente o tédio. Tudo é desculpa para um mau-humor constante e um resmungo diário. Ainda mais quando estendemos esse mau-humor para as pessoas próximas. Competição de “sofrência”.
Mas HOJE eu quero celebrar a vida. Sim, a vida. A natureza e sua plenitude, as oportunidades de trabalho, a saúde, o almoço quentinho, o telefonema de quem amamos no meio do dia, o sentimento bom que nutrimos por alguém e por nós mesmos, a amizade verdadeira, o sabor do cafezinho fim de tarde, a criatividade, imaginação, a família, as pequenas coisas e os sonhos.


Problemas todo mundo tem, nem sempre as coisas vão bem ou como gostaríamos, afinal é muita coisa junta para dar certo concomitantemente: família, amor, dinheiro, carreira, saúde, amigos, realizações. É até sacanagem pedir tanta coisa a Deus de uma vez só, ou se cobrar tanto para que tudo seja perfeito. Tudo perfeito, do jeito que queremos, é raro. E mesmo quando tudo parece estar em ordem, muitos têm a sensação que ainda falta algo. O ser humano é complexo, nunca se satisfaz com a plenitude simplesmente porque não percebe que ela está relacionada à forma que você encara a vida – mesmo com problemas. Você não precisa ter tudo para se sentir pleno. Plenamente feliz. Perfeição e Plenitude não são a mesma coisa. Fique com a segunda.
Quando se está com algum problema, parece que tudo vai se desequilibrar, como uma torre de baralhos. Mas, na verdade, é o contrário. É justamente pra equilibrar, pra que a gente não esqueça o que realmente importa, quem importa, nossos valores, nossos objetivos, nossa capacidade, nossos sonhos. É para que a gente não esqueça que existe a esperança, a fé e a força interior que nutre dia após dia nossa vida e faz com que ela tenha sentido, ainda que incompreensível às vezes. Problemas de toda ordem existem e sempre vão existir, mas a vida é muito valiosa para que percamos tanto tempo pensando só neles. 
É por isso que HOJE eu tenho que agradecer, muito mais do que reclamar. HOJE, eu escolhi valorizar as dádivas que recebo e vivencio, desde as pequeninas até as grandiosas – como o pôr do sol, por exemplo. As maiores dádivas independem de nós, basta que tenhamos humildade para reconhecer sua grandiosidade e apreciá-las. HOJE escolhi ter fé em Deus, em mim e nas pessoas – mesmo que esta última seja a mais difícil de todas. HOJE escolhi aproveitar cada minuto do meu dia com bons pensamentos, com boas ações e orações silenciosas. HOJE, escolhi a contemplação da vida. Escolhi contemplar a minha história e me sentir plena. Escolhi a gratidão.


As dádivas que vivenciamos sempre serão maiores e mais significativas que qualquer problema, e por isso eu as agradeço imensamente, no meu íntimo, numa conversa direta com Ele e comigo mesma, e até com você, que está lendo este texto. HOJE eu consegui perceber isso a tempo, antes do dia terminar.
Boa tarde.

Daniele Van-Lume Simões setembro/2013, adaptado em 20/10/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário