segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Elogios sinceros me interessam


Aconteceu hoje um fato interessante: o verbo elogiar não existe mais. Não no corretor do celular do meu marido, pelo menos.
Ele estava digitando uma mensagem e escreveu "elogiei", e prontamente o corretor grifou de vermelho. Não reconheceu a palavra. Ela não existia naquele idioma, que por acaso, era o português. Na hora achei graça. Mas depois vi que isso tem acontecido (não apenas no celular) constantemente e fiquei pensativa.
Elogios têm sido cada vez mais raros. Não aqueles que lemos nas redes sociais, quando se posta uma foto super produzida. Muitas vezes, eles são falsos, até irônicos. Estou falando daqueles elogios que recebemos olho no olho, honestamente, de pessoas que te admiram.
Elogios recebidos sejam por conta de um bom trabalho, de um bom corte de cabelo, ou de uma gentileza. Elogios vindos de quem menos esperamos e por isso são ainda mais gratificantes. Elogios que nos fazem mais autoconfiantes e faz com que ganhemos nosso dia. Elogiar faz bem para quem o faz e para quem ouve. E sentir-se bem quando somos elogiados não é sinônimo de carência não. E sim reconhecimento.
Esses elogios - os verdadeiros - estão em falta. Palavras para destruir alguém lemos aos montes nos sites, ou pior, ouvimos aos montes por aí. Mas elogios sinceros estão cada vez mais raros. Admiração está cada vez mais escassa. Quando existe, maldosamente é confundida com inveja. Não é errado admirar alguém e muito menos elogiar. Mas ficou fora de moda, virou sinônimo de fraqueza, ou de cobiça, ou de puxa-saquismo. Os valores estão cada vez mais invertidos. Difícil hein?
     Talvez por falta de elogios, existam tantas pessoas doentes da alma. Tomando remédios. Ansiosas. Tristes. Mesmo com a conta bancária gorda, estão com a autoestima machucada. Mesmo com o corpo lindo, veem defeitos que não existem. Mesmo com família e saúde e emprego, sentem um vazio sem fim. Falta reconhecimento. Crescemos ouvindo que temos que ser mais nós mesmos, não importando o que os outros digam. Mas nessa grande matrix que é a vida, o que os outros dizem a nós e sobre nós pode fazer a diferença entre um dia feliz e um dia medíocre. Entre uma vida de realizações e uma vida amarga.
Elogie quem você ama, elogie quem você admira, seja gentil com as pessoas, torne o dia de alguém melhor com elogios sinceros. Faça um bem para a alma - a sua e a de quem você elogiou. Antes que esta palavra suma de vez das nossas vidas.
Daniele Van-Lume Simões
17/10/16


2 comentários:

  1. Adorei, acho que esse texto descreve bem o que ando sentindo ultimamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rithi, obrigada pelo carinho! Fico feliz que gostou! Seja sempre bem vinda por aqui. Bjos

      Excluir