quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

A essência e os vidros


Essência. Nome que quando dito no dia a dia lembra perfume. Algo externo, agradável de sentir. Mas não, não é externo. O perfume fica dentro de um vidro, preso e é liberado quando queremos senti-lo.
Não seja o vidro, não se limite.
A essência é aquilo que faz seu coração aquecer, vibrar, motiva você a acordar de manhã e dá sentido à sua vida. E tudo isso só depende de uma única pessoa - você mesmo. Respeite-se e não aceite que não o façam.
Essência é aquilo que suprimimos para nos adequar não à uma sociedade criada por quem não suprimiu sua essência. Pelo contrário, foi por quem a impôs como regra aos demais.
Libertar a sua essência não é impô-la aos demais. É ser leve. Serei cada dia mais leve! Prometi-me este mês sê-lo para a vida toda, não apenas para o ano que vem.
Voltar a escrever foi a primeira coisa que pus em prática. Estudar mais sobre vinhos será a próxima. Sair para dançar, emagrecer tudo o que engordei nos últimos dois anos, viajar muito mais, fazer minhas unhas toda semana, ler um livro por mês, fazer exercício físico, escutar música todo dia de manhã... Enfim, ser leve. Meu casamento agradece. Meus amigos agradecem. Essa sou eu e foi por essa que meu marido se apaixonou. Foi essa que os amigos ligavam para conversar bobagem ou algo inteligente, porque tinha humor. A verdadeira Daniele.
Essência é aquilo que matamos, anulamos, quando a autoestima não anda nos estimando tanto assim ou quando não sabemos que decisão tomar. E a primeira de todas é cuidar de si.
Anular sua essência é você fingir que gosta de algo - música, prato, bebida, hobby - só pra agradar alguém ou manter uma relação falida. Liberte-se! Fique somente no que acredita. Cuide-se, para só então cuidar dos seus.
Lembre-se, se apaixonaram, se encantaram pela sua essência, por que querem matá-la? Por que você repete o erro e alimenta esse ciclo? E parece um serial killer de essências alheias, tentando modificar as pessoas que você admirou justamente porque as conheceu como são?
Não esqueça seu RG quando sair de casa e nem a sua essência quando sair pra vida. Respeite a essência dos outros. Arrisque-se no que ama e acredita verdadeiramente. Tenha causas. Lute por elas. Posicione-se. Não aceite humilhações pelo que você é, gosta ou sente.
A essência vem de dentro, mas ao contrário do perfume, não deveria ficar presa num vidro.

Daniele Van-Lume Simões    08 de dezembro de 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário