sábado, 3 de dezembro de 2016

Contradições da vida


Isto talvez não seja uma crônica. Seja um desabafo. E vou fazer exatamente isso: desabafar. Eu não só mereço, como preciso.
Não quero fazer deste blog o muro das lamentações, mas que semana contraditória eu tive. Cheia de altos e baixos, com felicidade e tristeza nas mesmas proporções.
A vida é tão dinâmica, mas parece que às vezes vai nos engolir, numa roda vida sem fim. Cansaço.
Tive uma semana gratificante. Participei de um evento científico - que junto com os vinhos – é uma grande paixão.
Lá estavam antigos professores do doutorado, pesquisadores renomados, gente da nata da cadeia científica no Brasil e no mundo, que eu só conhecia de artigos em renomadas revistas e adivinhem só: eu de avaliadora dos projetos deles.
Nossa, por mais que eu me sinta essa coca cola toda, tenho consciência que tenho muito arroz com feijão pra comer cientificamente falando. Mas estava lá, tentando agregar meu conhecimento ao projeto deles, propondo soluções e estratégias, metendo o bedelho e dando opiniões. Foi um enorme aprendizado. Acho que de ambas as partes. Mas principalmente da minha.
Vi que ninguém sabe tudo, por mais que o sobrenome diga muita coisa e tenha muitas publicações. Vi que eu sei alguma coisa e que sou respeitada por isso, e que esses 14 anos de pesquisa me fizeram melhor hoje, profissionalmente e pessoalmente.
Vi que muitas vezes o ego atrapalha e achei graça disso em vez de me irritar profundamente. Vi que no final de tudo, pessoas que admiro demais vieram me parabenizar pela minha formação completa e que foi um dos momentos mais gratificantes da minha vida. 
Vi que cada noite mal dormida estudando, cada prova que fiz, cada trabalho em grupo, cada escolha, cada experimento que deu errado, cada vez que perdi minha tarde de domingo num laboratório frio e branco, cada vez que me desesperei com prazos e cada aperto de grana porque era bolsista valeram a pena.
Pela primeira vez na minha vida, fui respeitada na comunidade científica, não pelo cargo que ocupo, mas pelos meus comentários e saber. Pela primeira vez na minha vida, me senti, de fato, integrante daquele seleto grupo. Pela primeira vez na minha vida, pude ser eu mesma, aquela cientista nerd e maluca, e ainda assim as pessoas gostarem do meu trabalho.
Que semana! Pessoas que eu amo ficaram orgulhosas! Foi muita emoção! Mas nem toda emoção é boa.
Nada é perfeito. Ao passo que tive sucesso no meu trabalho, também recebi uma notícia péssima: a pessoa que apostou em mim para carregar o nome da Coordenação Geral de Laboratórios teve que sair do cargo. Pediram o cargo dela. 
A pessoa que me deu uma chance de fazer o que eu realmente gosto durante essa semana e quiçá na vida, que me apoiou sempre que precisei, teve que sair num momento de tantas realizações profissionais e pessoais minhas. Como poderia compartilhar tamanha alegria se estava igualmente inundada por uma enorme decepção e tristeza?
Ela é uma pessoa fantástica, primeiro porque é uma das mais sinceras que conheci. Diz o que pensa e não bajula ninguém, duas qualidades admiráveis num mundo permeado por tanta falsidade.
Segundo porque é uma gestora admirável, que fazia milagres para manter uma estrutura complexa e uma rede de insumos e pesquisas funcionando num país imenso como o Brasil e de necessidades tão diferentes entre as regiões.
Terceiro, porque ela tem um sexto sentido, um feeling, um carinho com as necessidades profissionais e pessoais de cada um, que mais que gestora, tornou-se em pouco tempo uma amiga. 
Ela é uma pessoa admirável e ontem eu tive a chance de dizer que era sua fã quando me despedi. E sou mesmo. Não preciso puxar saco de ninguém - e quem me conhece sabe que não tempo paciência para mimimi. Mas para ela eu tive que falar o quanto eu a admiro e o quanto irá fazer falta, não sei se a todos, mas a mim pelo menos. Desejei sorte e sucesso, com o coração apertado. 
Eu só não consegui agradecer. Então eu deixo registrado aqui o meu muito obrigada, Mariana, por ter me proporcionado o melhor momento profissional da minha vida. Nunca vou esquecer o que você fez por mim. A maior lição que alguém pode deixar é a generosidade e isso você tem de sobra.
Que Deus abençoe sua jornada, hoje e sempre. E lembre-se: o sol sempre brilha, mesmo entre prédios e nuvens. E você brilhará em qualquer lugar que estiver.

Daniele Van-Lume Simões   03/12/2016



2 comentários:

  1. Dani querida, muito obrigada pelas palavras de conforto e carinho. Amei.
    Estou desabando de chorar de emoção. A vida é assim mesmo. Quando achamos que estamos no caminho certo, tomamos uma rasteira, que nos leva para outro caminho que às vezes pensamos não ser a melhor solução, mas depois tudo se encaixa e você consegue enxergar que foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Sucesso na sua carreira e espero um dia te ver como Coordenadora geral de laboratórios . Você tem muito potencial para isso. Beijos e obrigada. Que a nossa amizadade perdure por muitos anos. 😘😘

    ResponderExcluir
  2. Mari, saiba que eu admiro muito seu trabalho e que tenho um carinho enorme por você. Te desejo muito sucesso, muita luz. Sabe, às vezes não entendemos os caminhos que nossa vida tomam, mas para pessoas do bem e justas, Deus prepara coisas boas sempre. Você merece todas as coisas boas. Vou sentir saudades. E claro, não vamos perder contato viu? Um Bjo no coração! E obrigada de coração por tudo. ❤️😘

    ResponderExcluir