sábado, 10 de dezembro de 2016

O plágio e a internet

Quem me conhece bem sabe que escrevo há uns 15 anos, mas que nunca publiquei nada... Até começar meu blog em setembro deste ano.
O que era para ser um blog pessoal acabou transformando-se em algo maior, com cerca de dois mil acessos em 12 países em menos de dois meses.
Talvez tantos acessos tenham uma razão: escrevo o que acredito. Certo ou errado ou neutro, não importa. Escrevo a mim mesma.
São textos que nascem de parto normal, de acordo com a minha inspiração, que funciona como uma oxitocina para que as palavras venham ao mundo da forma mais visceral e única possível. Gritam em silêncio, porque são escritas - mas gritam.
No entanto, dia desses, comentei num blog que sempre acompanho uma bobagem qualquer e junto com meu comentário, postei o link para o meu blog.
E não é que coincidentemente ou não, uma das pessoas deste blog começou a filosofar toda semana sobre a vida,  escrevendo textos bem parecidos com os meus?
Mesmas temáticas, mesmo formato, com figuras nos textos, mesmos termos usados e até mesmas conclusões.
Incrível não?
Não.
Inspirar é diferente de plagiar. Não sei até que ponto houve um plágio, mas é no mínimo esquisito alguém que você não conhece, que não é da sua família, que mora em outra região com costumes diferentes dos seus, escrever sobre o mesmo tema num intervalo de tempo tão curto entre o meu texto e o dela.
Nem relógio suíço tem tanta sincronia!
Mas como diziam que na TV nada se cria, tudo se copia, estou começando a achar que o ditado vale também para o mundo cibernético. Que pena.
Mas não se esqueçam de uma coisa: Originalidade é algo que é intrínseco a cada ser - e isso sim é incopiavel (...);



Nenhum comentário:

Postar um comentário