segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O limite e a vida


Esse ano mal começou e já está uma correria danada. Sinto-me em dezembro. Mudanças de endereço, de vida, de perspectivas e de sonhos. Muita coisa para resolver e pouco tempo para ajudar. Tudo isso junto com trabalho, muito trabalho.
Mas ao contrário do que parece, não estou me queixando, não. A vida, às vezes, dá uma sacudida na gente, atropela tudo, invade tudo, como um tsunami de fatos que exige uma resposta quase imediata. Não dá pra pensar. Só é exigida atitude. E firmeza. Não volte atrás, ou se afogará.
Nem sempre as coisas saem como queremos e precisamos nos adaptar. Precisamos ter planejamento. E uma das coisas mais difíceis para o ser humano é planejar. Achamos que planejamos, mas qual o quê! Até planejamos e temos tudo detalhado na nossa mente e nas nossas agendas, mas vem uma doença, uma viagem inesperada, uma notícia boa, um novo trabalho, uma mudança de casa, uma conta para pagar que não tínhamos previsto, ou até mesmo, uma grata surpresa. E nosso planejamento vai todo para o beleléu.
Tudo isso, bom ou ruim, nos tira de tempo e nos lembra o quanto somos limitados. Isso mesmo, limitados. Tudo tem limite e é verdade. Nosso tempo, nossa paciência, nosso poder de influenciar os fatos ou as pessoas, nossa saúde, nosso cansaço, nosso corpo. Até nossa inteligência. Vai ter uma hora que ela vai estagnar e vamos morrer. Acabou-se e fim. Limite da vida.
Mas, se por um lado parece trágico o limite que temos, por outro pode ser consolador. A maturidade está em saber o quanto de energia vale a pena gastar em um projeto de vida ou de trabalho, sem que seu limite seja forçado e a energia desperdiçada. O quanto de energia vale a pena gastar, se nosso planejamento é cheio de furos totalmente imprevisíveis - e se, por acaso, não sair como planejamos, o quanto de energia devemos gastar recuperando o fôlego e tentando novamente ou simplesmente virando a página. Move on.
Essa semana é uma dessas semanas, decisivas, intensas, de mudanças, de energia empenhada, de testar os limites, mas principalmente de atitudes - porque de planejamento, minha agenda de 2017 (e de vários outros anos mais) já está cheia.

Daniele Van-Lume Simões   16/01/17




Nenhum comentário:

Postar um comentário