terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

A amamentação e o tabu (repare na ordem do título)


É impressionante como, nos dias atuais, algo tão primitivo e visceral é um tabu. O que deveria ser natural, hoje causa constrangimento. Vejo mães inibidas de amamentarem seus filhos em público, ao lado de maridos ciumentos e inseguros que alguém deseje o seio de sua mulher durante este ato. A humanidade está doente.
Abri hoje uma página famosa de notícias (a BBC) e uma delas era sobre uma modelo que postou uma foto amamentando sua filha de dois anos, para mostrar que não tem nada de errado nisso. E claro, como não podia ser diferente, ela recebeu uma enxurrada de críticas, sendo a mais pesada de todas uma que dizia que a foto e a atitude dela eram nojentas.
Isso me deixou pasma, estarrecida. Como assim nojentas? Por que a criança tem dois anos?
Para pessoas desinformadas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusivamente até os 6 meses de idade e prioritariamente até os dois anos. Isso mesmo, dois anos. Mas cada mãe amamenta o tempo que achar necessário e que tiver leite. Cada mãe amamenta pelo tempo que se sentir confortável ou que seu filho necessite. A amamentação não é só nutrição, é um ato de amor, de troca, de conexão emocional com seu filho. Quem erotiza a amamentação de crianças um pouco maiores é doente. Os seios não são os órgãos reprodutores, pelo que eu saiba. Essa erotização dos seios veio muito depois do ato de amamentar, pode ter certeza. Assim como a bunda, que pelo que eu saiba, tem outra função mais importante do que usar biquínis fio-dental.
Aí, depois de ler os comentários absurdos de gente carola e cansativa, eu me pergunto: será que na época que surgiu a espécie humana, sem artificio de cozinhar ou processar alimentos - as famosas papinhas de neném ou leite NAN - havia outra forma de alimentar as crianças? Que eu conheça, não. Era amamentando mesmo, por talvez até mais que dois anos, pois a dentição precisava se completar para que a criança conseguisse mastigar alimentos duros/crus. Lembra que o homem não nasceu dominando o fogo? Pois bem, isso ele conseguiu. Mas pelo jeito, não domina seus preconceitos até hoje.
E agora, milênios depois, nos deparamos com notícias como essa, com as quais pessoas hipócritas se chocam com o ato mais antigo que existe de nutrir um ser humano. Não falo agora nem de amor ou conexão sentimental, falo de nutrição mesmo. E mais, se alguém vê maldade numa foto tão linda como essa acima, saiba que o problema não está na foto e sim na sua cabeça.
Portanto, se você ainda tem algum tabu com a amamentação em público, agradeça aos seus antepassados terem sido mais evoluídos que você nesse aspecto, pois se não fossem essas mães que amamentaram seus filhos milhares de anos atrás, não estaríamos aqui hoje, lendo esse texto.

Daniele Van-Lume Simões    14 de fevereiro de 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário