quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

O céu é o limite

Já comentei, em alguns textos anteriores, do medo que eu tinha de viajar de avião. Medo não. Pânico. Ficava suando frio, tremia, pensava em desistir se chovesse, tomava remédios para dormir durante o voo, mas nada adiantava.
Então, resolvi combater esse processo que me impedia de viajar, seja a trabalho seja de férias, com um tratamento específico para o pânico de voar - e deu certo. Não que eu hoje vá me aventurar numa asa delta ou saltar de paraquedas, mas para quem ficava petrificada a cada mínimo balanço do avião, consigo até dormir se isso acontece.
Hoje, vejo que superar nossos medos só depende da gente querer isso. Depende da gente buscar as saídas, os caminhos para conseguir vencer os desafios. Ninguém vai chegar com uma solução instantânea, é preciso coragem para mudar. É preciso coragem para enfrentar. Só assim, vencemos aquilo que nos paralisa.
Assim foi com meu medo de avião. Assim é na vida, todos os dias. Precisamos vencer nossos medos, nossos bloqueios emocionais que paralisam nossa vida e enterram nossos sonhos. Esses bloqueios causam angústia, ansiedade, depressão. Causam estresse, impotência. Todos males da vida moderna, porque ela nos cobra mais do que devia. Mesmo assim é nosso dever enfrenta-la de frente.
É preciso que saibamos até onde o medo é saudável, é uma questão de sobrevivência e responsabilidade e o limite entre isto e a inércia. Só vamos descobrindo quando é salutar sentir medo com a maturidade. Sentir medo de sair de madrugada quando se tem filhos pequenos, por conta de acidentes ou assaltos é saudável, pois você quer preservar sua vida para cuidar de sua prole. É senso de responsabilidade, ainda mais se você mora num grande centro urbano em um país com desigualdade social. Ou ainda sentir medo de morrer sem ter realizado os sonhos, é esse medo que te faz acordar todos os dias cedo e ir em busca dos seus objetivos, por mais cansado que esteja. Esse medo te impulsiona para frente, por mais contraditório que pareça.
Mas medos bobos, medo de viver, medo de altura, medo de viajar de avião, medo de barata, medo do mar, medo de elevador, medo de qualquer coisa que te impede de ter uma vida normal, tem tratamento e você pode buscá-lo para melhorar sua qualidade de vida.
Domingo eu viajei de avião e vi, com esta foto que tirei, a 11 mil pés de altitude, como fui boba em ter medo de olhar pela janela. Nesta paisagem, surpreendentemente eu encontrei paz, eu encontrei Deus. Hoje posso dizer que tenho uma foto de Deus. É esta foto.


Hoje, não vou mais perder tempo de contemplar este céu tão perfeito por um sentimento que pode me transformar em algo tão pequeno. Sempre que puder, vou contemplar este céu – seja na foto ou ao vivo.
Por isso meu caro, liberte-se. Não deixe o medo te impedir de enxergar as coisas mais lindas que existem nessa vida.

Daniele Van-Lume Simões    09 de fevereiro de 2017


2 comentários:

  1. Uma vez ouvi dizer que podemos ter medo mas não devemos ter medo de ter medo e é como você disse ter medo até certo ponto faz parte do instinto de sobrevivência, porém não devemos deixar que isso se torne algo paralisante frente aos nossos desafios diários. Linda a foto, adoro viajar olhando pela janela do avião, mês pensamentos tomam o rumo do infinito quando faço isso, é uma sensação maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo, obrigada pelo comentário! Concordo contigo! Nada de ter medo de ter medo! Abraço!!!

      Excluir