sexta-feira, 24 de março de 2017

O dinheiro e a solidariedade


Depois de tantas notícias ruins que estão sendo veiculadas no mundo ultimamente, hoje uma me chamou a atenção. Essa semana, houve um ataque terrorista em Londres, com 5 mortos e dezenas de feridos, um fato lamentável e inconcebível, ainda mais com a justificativa torpe que é em nome de Alá.
Mas em meio a tanta loucura, fanatismo e violência, vi a solidariedade renascer. No meio do ataque, um policial foi morto covardemente a facadas pelo fanático mulçumano. Só que esse policial que arriscou (e infelizmente, perdeu) sua vida para salvar a vida de desconhecidos de um assassino, também tinha esposa, vida pessoal, pais e filho. Como eles ficariam com a partida precoce deste ente querido? Alguns se perguntaram lá na Inglaterra - e muitos ajudaram.
A Scotland Yard abriu, num site conhecido de doações, uma espécie de vaquinha, no intuito de arredar 240 mil libras para auxiliar no sustento dos familiares do policial acometido pela barbárie. E para a surpresa – grata surpresa – as doações ultrapassaram 500 mil libras.
Sei que a dor da perda de um familiar dinheiro nenhum no mundo pode pagar, mas aqui no Brasil, vários policiais morrem todos os dias e ninguém – nem o Estado nem a população – faz nada por seus familiares. Eu me incluo nessa, nunca pensei a respeito até hoje de manhã.
E sabe o que eu achei mais interessante? Ninguém foi doando pensando se o montante arrecadado era suficiente ou ultrapassaria o valor estipulado, já que até o momento dá quase 2 milhões de reais. Simplesmente doaram, de acordo com suas consciências, com o que acharam que era certo fazer.
Solidariedade é isso. Você age de acordo com sua consciência, não com uma análise financeira sobre os montantes arrecadados. Esse dinheiro será bem vindo para a família que ficou desamparada, mas nunca apagará a dor da perda deste cidadão que morreu em prol da segurança pública.
Se dinheiro não traz a vida de volta nem diminui a dor da perda, pelo menos, numa das raras vezes, pode nos mostrar que a solidariedade existe.


Daniele Van-Lume Simões      24 de março de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário