quinta-feira, 16 de março de 2017

O orgulho bom e o orgulho mau


Cresci ouvindo que ser orgulhosa não era uma coisa boa. Hoje vejo que orgulho é necessário para mantermos a dignidade. É algo totalmente salutar neste mundo mesquinho em que vivemos.
O problema não é ter orgulho e sim o tipo de orgulho que você possui. Sim, porque não sei se já te falaram isso, mas há dois tipos: Existe o orgulho bom e o orgulho mau.
O orgulho mau é irmão da arrogância, é o que te faz não pedir ajuda a quem pode fazê-lo pois acha que é o mesmo que se humilhar, é torcer o nariz quando alguém faz algo de bom para você, sem reconhecer as boas ações e intenções.  Esse tipo de orgulho é um veneno. Envenena as relações humanas. Intoxica o coração. Adoece o corpo e a alma.
O orgulho bom é aquele que você tem quando tentam te colocar para baixo ou ferir sua dignidade. É um orgulho reacional, que aparece quando você precisa mostrar que é forte. É aquele que faz você se posicionar diante de uma injustiça ou ataque, é aquele que mantém sua integridade e sua paz de espírito. É aquele que te defende de todos os males e não te afunda.
O bom orgulho faz você dormir bem à noite, o orgulho mau tira seu sono e traz arrependimento.
O bom orgulho faz com que as pessoas te respeitem, o orgulho mau faz com que zombem da sua postura.
O orgulho bom  mostra que você tem dignidade, ética e valores, o orgulho mau mostra que você só tem rancor e inveja.
O orgulho bom  pode abrir portas, o orgulho mau as fecha para sempre.
O orgulho bom faz você se reconciliar quando vale a pena, o orgulho mau te afasta de todos.
O orgulho bom é fundamental para a sobrevivência em sociedade, o orgulho mau é responsável pelo desprezo e solidão.
O orgulho bom renova suas forças e faz você lutar todos os dias pelos seus objetivos. O orgulho mau só faz você desejar o que é dos outros e se perguntar porque aquilo não é seu.
Ter orgulho é importante para sua autoestima, para enfrentar as situações que a vida nos apresenta - diariamente.
Já a escolha do tipo de orgulho que você vai nutrir é só sua. E ela pode te levar a uma vida de sucesso ou ao fundo do poço - na mesma proporção.

Daniele Van-Lume Simões     16 de março de 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário