domingo, 14 de maio de 2017

A mãe de novela e a minha mãe


Hoje é dia das mães. Estou longe da minha porque estou morando em outra região. Nessas horas queria estar perto e lembro-me de todas as vezes que estive e fiquei trancada no meu quarto.
Sempre quis uma mãe de novela. Daquelas que tomam café com o filho todas as manhãs, daquelas que o filho faz merda e em vez de uma surra, ela vai conversar calmamente, daquelas sorridentes, cultas e sábias, com cara de estrela de Hollywood ou de novela do Manoel Carlos. Mas essas daí não seriam minha mãe.
Minha mãe não fazia meu café desde os meus dez anos. E se eu fizesse merda, não tinha nem papo, era surra e castigo. Na minha época, isso não só era normal, como era o mais acertado. Também não tinha cara de estrela de novela, embora seja bonita até hoje, mas nunca conseguiu emagrecer e vivia lutando com isso.
Minha mãe não é perfeita, mas é real. O sorriso dela não é falso, pelo contrário, ela fala as coisas na cara. Ela às vezes se comporta como filha e quantas vezes já me senti responsável por sua tristeza. Mas não sou. Nossas escolhas e modo de vida só cabem a nós mesmos e ninguém tem culpa disso.
Minha mãe sempre foi exigente, em vez de compreensiva. Sempre foi meio dramática, em vez de ponderada. Sempre foi braba, em vez de tranquila. Minha mãe não é de novela. É da vida real, como muitas mães que estão lendo este texto. Como a mãe da maioria de vocês.
Mesmo assim, é a minha mãe e eu sinto falta de estar ao seu lado quando ela precisa. Eu sinto falta de almoçar hoje com ela. Eu sinto falta de dizer que a amo.
Se você tem sua mãe perto, mesmo que ela não seja de novela, valorize-a. Ela é um ser humano que precisa de carinho, atenção, não de canonização. Mães não são anjos. Mães são mães. Têm defeitos e virtudes. Guarde na memória as virtudes. Perdoe os defeitos.
A vida é muito curta para alimentarmos sentimentos ruins. As mães não são eternas. Antes que a sua vá embora, diga que a ama, independente dos seus erros. Elas não são da novela das nove, que podem ser reprisadas. Elas são da vida real. E a vida real não tem reprises.

Daniele Van-Lume Simões      14 de maio de 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário