quinta-feira, 22 de junho de 2017

A ausência e seu significado


Algumas pessoas ultimamente vieram, preocupadas, me perguntar se eu estou bem, só porque eu estive ausente alguns dias. Estive ausente por várias razões: férias, viagens a trabalho, outras coisas interessantes na vida para fazer e porque justamente isso, estou bem. Sim, estou bem e não o contrário.
Sempre associamos a ausência de alguém a algo ruim, o que não é verdade. Ausência só é ruim quando é de alguém que amamos e que nunca mais veremos – a morte nos ensina isso da forma mais dolorosa. As outras ausências não. São até boas. Quer coisa mais bacana que um reencontro com uma amiga de infância que não vê há décadas?
Num mundo onde tudo que é feito é postado no instagram e que vida perfeita você encontra logo ali no facebook, uma pessoa que não tem uma coisa ou outra e ainda “some” fisicamente só pode estar fodida, hahaha. Acho é graça!
Quantas ideias preconcebidas de vida perfeita. Do que é estar bem ou sentir-se bem. Para estar bem, é necessário mostrar que comeu algo gostoso, ou a roupa bacana que você colocou ou postar todas as fotos de uma viagem que fez? Estar bem é bater ponto às 7h da manhã de segunda a sexta e só largar às 18h, porque se você sair às 16h vão achar que você se sentiu mal? Estar bem é escrever todos os dias em grupos de whatsapp e se você some só pode estar gorda, doente ou com dívidas?
Para mim, estar bem é me sentir em paz com minha consciência. É ficar em silêncio sem obrigação de dar um pio. É olhar a paisagem do caminho do trabalho, ou da viagem pensando em nada ou no que vou cozinhar. É chegar à minha casa e comer algo gostoso e caseiro feito por mim. É trabalhar o suficiente, porque quem fica das 7 às 19h para conseguir fechar uma tarefa diária das duas uma, ou é plantonista ou é incompetente. Estar bem é ter poucos, mas bons amigos. É aproveitar cada momento com seu amor. É não me cobrar para aparecer ou me exibir, seja no trabalho, seja no blog, seja no whatsapp. Estar bem é ter a certeza que tudo vai dar certo. Como sempre deu, no final das contas. Estar bem é sumir um pouco, para reencontrar-se. É conectar-se com Deus e agradecer em pensamento por cada momento vivido do dia e da vida. Estar bem é dormir 8h de sono à noite e é voltar para casa com vontade de não estar em mais nenhum outro lugar do mundo que não seja lá.
Estar bem é se ausentar de tudo o que é supérfluo e gastar sua energia só com o que importa. Portanto, quando você encontrar alguém que sumiu, acredite que ela pode estar bem  e feliz – e ninguém sabe.


Daniele Van-Lume Simões             22 de junho de 2017

2 comentários: